Boa noite, pessoal.
Me chamo Gabriel Schuck, deficiente visual desde nascença e também músico.
Toco teclado desde os 5 anos e também sou produtor musical. Meu currículo é bem extenso, quem quiser saber mais pode dar uma lida nesse link:
https://www.gabrielschuck.com.br/biografia/
E quem quiser ver alguma coisa minha tem meu canal do youtube:
https://www.youtube.com/gabrielschuck
Já havia frequentado a sala de jogos, mas nunca participado do fórum.
Quero agradecer ao vrivri, por ter postado aqui a petição que criei para tentarmos dar uma reviravolta nesse cenário de teclados com touch screen e inacessível para nós. Da mesma forma quero agradecer aos que já assinaram.
Respondendo ao Dani_tecladista, sim, nem todos os teclados são assim, mas o mercado é muito imprevisível. Por exemplo, na linha de teclados arranjadores da Yamaha, o SX600 é o único arranjador que não é touch.
Para mim, é um teclado que não atende ao meu perfil de músico. Essa é também uma outra questão.
Um teclado X sem touch pode ser bom para o seu perfil, mas não para o de outra pessoa. E é aí onde reside o problema.
No meu caso, tenho dois teclados arranjadores da yamaha que já estão fora do mercado: Um S910 e um Tyros5, que hoje foi substituido pelo Genos. Este último tem touch. Não me sinto seguro fazer operações complexas (como programar um style por exemplo) num teclado com tela touch.
Sim, tem o voice Guide, eu sei. Mas é algo muito, mas muito embrionário.
Inclusive eu procuro evitar falar muito sobre ele para não levantar falsas expectativas.
Se formos falar de outras marcas então.... acessibilidade zero.
Inclusive, foi o que me levou a fazer a petição.
Depois que fiquei sabendo do lançamento do Ketron Fusion, decidi que estava mais do que na hora.
Não podemos deixar isso acontecer.
Se as marcas realmente quiserem adotar o touch, que façam como é com os celulares. Tecnologia pra isso tem em abundância, é só quererem.
Sobre os teclados da nord, não conheço nenhum que seja touch. Aliás, é uma maravilha mexer em qualquer um deles.
Será que você não estava se referindo aos korg?
Abraços!